terça-feira, 23 de abril de 2013

Campeã mundial anuncia despedida dos ringues


A maior boxeadora brasileira da história confirmou que está se aposentando. A luta de despedida de Rosilete dos Santos será em 28 de junho, dia em que completa 38 anos. Ela deixa os ringues após 49 lutas – 33 como profissional e 16 como amadora –, 42 vitórias, 12 anos de dedicação ao esporte e um cinturão da WIBA – Women´s International Boxing Association.

“Desde o ano passado eu já tinha na minha cabeça que não dava mais”, contou Rosilete. “A cada ano eu ganhava três quilos de massa muscular. E para perder peso e chegar aos 52 kg (limite da categoria) era uma briga muito grande. E sempre uma lesão aqui e ali. Decidi então parar de uma vez”, disse. “O emocional pesou muito. Ano passado perdi patrocinador, minha filha está no colégio e eu estava ficando sem muito tempo para acompanhá-la”.


O alto custo para organizar uma luta também pesou. “Poderia ter continuado lutando por mais um ano ou dois anos. Mas para lutar é um custo muito alto. Os adversários têm bolsas altíssimas. Meu patrocínio cobre só custos de preparação. Em muitas lutas eu saía com R$ 300, R$ 500. Isso foi acumulando e chegou uma hora que não dava mais”, contou. “Se eu estivesse trabalhando de doméstica, teria dinheiro para dar brinquedo para minha filha”.

Campeã mundial pela WIBA, Rosilete agradeceu o fato de terminar a carreira em alto nível. “A Copel voltou a me patrocinar. Vou terminar feliz. O apoio do governador foi fundamental. Todo sofrimento valeu a pena”, disse. Ao terminar a frase, o marido e treinador de Rosilete, o ex-boxeador Macaris do Livramento, interrompeu a entrevista e protestou: “O país não reconheceu sua campeã”.  Rosilete concordou. “Lá fora você tem reconhecimento. Aqui é diferente. Aqui para conseguir o apoio de uma empresa é uma briga”, afirmou.

Agora, a boxeadora espera usar seu conhecimento e sua paixão pelo esporte para trabalhar com crianças. “Vou torcer que o projeto Centro de Excelência do Boxe seja aprovado. Queremos boxe para crianças carentes. Meu sonho é dar um título de cidadão para essas crianças através do esporte. Salvar famílias”, declarou. “É um sonho. Temos dois campeões mundiais aqui, eu e o Macaris”.


Enquanto espera a despedida, Rosilete e Macaris cuidam da academia do casal, no Centro de Curitiba. E comemoram o lançamento do livro A Quatro Punhos, de Osny Tavares, que conta a história do casal do boxe. “O livro fala tudo”, resume Rosilete.

Nome: Rosilete Santos
Idade: 37 anos
Nascimento: 28/06/1975
Local: Castro (PR)
Currículo amador: estreou em 2001 e fez 16 lutas (14 vitórias, 1 empate e 1 derrota) pela categoria até 54 kg
Currículo profissional: estreou em 2003 e fez 33 lutas (28 vitórias e 5 derrotas)
Ranking: é a 6ª colocada no ranking mundial do Boxrec (www.boxrec.com)
Títulos: campeã mundial pela CMB (Comissão Mundial de Boxe) desde 2008 e campeã mundial da WIBA  (Women’s International Boxing Association) desde 2011
Histórico: Nasceu em Castro e, até os 18 anos, trabalhou na roça. Depois, passou a trabalhar como empregada doméstica. O interesse pelo boxe surgiu quando assistiu a uma luta de Macaris do Livramento em Castro. Começou a trabalhar com ele, treinando durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues. Estreou no boxe amador em 2001. Em 2003, iniciou no boxe profissional. Em 2008, tornou-se a primeira lutadora nascida do Brasil a conquistar um título mundial de boxe, vencendo o cinturão da Comissão Mundial de Boxe. Em 2011, ganhou o título mundial da WIBA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário