Foram mais de dez anos como boxeadora profissional até a decisão mais difícil de sua carreira. Não foi nenhuma adversária que tirou o sono da campeã mundial Rosilete dos Santos, mas sim a decisão para encerrar a carreira e entregar os dois cinturões conquistados com muito suor. “A idade e as contusões me fizeram ter essa atitude. Estava difícil também perder peso antes das lutas e também influenciou”, disse Rosilete, atualmente com 37 anos.
Após a vitória sobre a argentina Carina Britos, no último sábado (20), a boxeadora anunciou a aposentadoria e o fim de uma hegemonia na categoria. Porém, uma decisão publicada nesta semana, garantiu o título eterno. Rosilete dos Santos foi contemplada como campeã emérita da WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino).
A decisão da entidade pegou a atleta de surpresa, mas deixou Rosilete muito contente. “É o reconhecimento de uma carreira vitoriosa, embora o Brasil não me reconheça tanto. Mas meu nome ficará eternizado no mundo do Boxe e do esporte. E o melhor de tudo, o título veio da WIBA, que é a maior entidade do boxe feminino do mundo, na sede do boxe e dos esportes, que são os Estados Unidos”, ressaltou.
A boxeadora ainda fará uma luta de despedida, no dia 28 de junho, dia em que completa 38 anos. Ela deixa os ringues após 49 lutas – 33 como profissional e 16 como amadora -, com 42 vitórias. Mas o esporte não deixará a vida de Rosilete. “Quero trabalhar com o boxe. Vou ajudar a divulgar o esporte e ensinar o boxe aos nossos jovens. Tenho certeza que eu e o Macaris (do Livramento – marido de Rosilete) poderemos criar outros campeões”, afirmou a lutadora.
Em suas últimas lutas, Rosilete dos Santos teve o apoio do Governo, através de patrocínios da Copel. Ajuda que, segundo ela, auxiliou muito em suas conquistas. “É uma grande empresa e todo atleta precisa de um grande patrocinador. Sou muito grata a Copel, que mesmo no final da minha carreira foi fundamental para mim”, disse. “Tenho que agradecer também ao governador Beto Richa pelo apoio que me sempre me deu. Precisamos de políticos assim, que apoiem o esporte em nosso estado”, completou.
Nome: Rosilete Santos
Idade: 37 anos
Nascimento: 28/06/1975
Local: Castro (PR)
Currículo amador: estreou em 2001 e fez 16 lutas (14 vitórias, 1 empate e 1 derrota) pela categoria até 54 kg
Currículo profissional: estreou em 2003 e fez 33 lutas (28 vitórias e 5 derrotas)
Ranking: é a 6ª colocada no ranking mundial do Boxrec (www.boxrec.com)
Títulos: campeã mundial pela WBC (Comissão Mundial de Boxe) desde 2008 e campeã mundial da WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino) desde 2011
Histórico: Nasceu em Castro e, até os 18 anos, trabalhou na roça. Depois, passou a trabalhar como empregada doméstica. O interesse pelo boxe surgiu quando assistiu a uma luta de Macaris do Livramento em Castro. Começou a trabalhar com ele, treinando durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues. Estreou no boxe amador em 2001. Em 2003, iniciou no boxe profissional. Em 2008, tornou-se a primeira lutadora nascida do Brasil a conquistar um título mundial de boxe, vencendo o cinturão da Comissão Mundial de Boxe. Em 2011, ganhou o título mundial da WIBA.
Pra mim é muito dificil entender que uma campeã como vc Rosilete Dos Santos mais fazer o que se é a sua Decisão quem somos nos para contraria la espero que possamos continiar recebendo esse seu carinho que sempre teve com a gente que somos seus fãs para mim vc sempre vai continuar sendo a minha Campeã eterna Beijos desse seu fã e amigo que que lhe admira ontem hj e sempre
ResponderExcluir